Saude

Distonia Cerebral

Olá, gente! Essa semana quero trazer um pouco mais de informações para vocês sobre o que é a Distonia Cerebral.

 

Há muitos anos atrás eu estava a passeio com minha família e um grupo de amigos em Caldas Novas, Goiás. Estávamos nos divertindo à beira da piscina quando num determinado momento eu caí sobre o meu braço direito.

 

Corri para a minha mãe para mostrar o meu dedo que machucou na queda. Fomos à infermaria do clube, e lá foi feito um curativo. Continuamos no clube o dia todo mas meu braço não parava de doer e fazer movimentos involuntários.

 

Voltamos para Goiânia, e como esses sintomas não parava minha mãe começou a se preocupar. Fomos ao neurologista e depois de alguns medicamentos, exames, e avaliações veio o diagnóstico: Distonia.
Desde então tenho convivido com essa doença e por isso quero falar mais sobre isso com vocês.

 

O que é?

Desenho da mão de uma pessoa com Distonia

Desenho da mão de uma pessoa com Distonia

 

Distonia é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais clínicos e sintomas presente em várias doenças. Ela se manifesta como contração involuntária de músculos, levando a pessoa acometida a apresentar posturas e movimentos, repetitivos também involuntários. No meu caso ela foi desencadeada pela Toxoplasmose Congênita.

 

Todo mundo já deve ter visto alguma pessoa com uma postura de torção na região do pescoço ou braço, ou de algum membro. Muitas vezes somos olhados com preconceito injustamente por causa disso.

 

É contagioso?

 

Não. A Distonia é uma síndrome associada a outras doenças (alguns tipos de Parkinson, alguns AVCs, infecções cerebrais, etc.) Em alguns casos pode haver um substrato genético, mas isso não significa que ter um familiar portador desta condição necessariamente levará você a tê-la também.

 

Tem cura?

 

Infelizmente ainda não existe cura para as distonias. Contudo existem tratamentos para amenizar os sintomas.
Continuei minha vida, indo à escola e fazendo minhas atividades normalmente depois deste diagnóstico sendo tratada com medicamentos.

 

Depois, com a evolução da medicina, fui subetida a um tratamento mais efetivo para a essa síndrome que se baseia no bloqueio seletivo de alguns músculos que contraem-se involuntariamente por meio de aplicações de toxina botulínica (botox), realizada por um neurologista com experiência em casos de distúrbios de movimentos.

 

Dr Delson José da Silva, Neurologista, aplicando botox no meu braço.

Dr Delson José da Silva, Neurologista, aplicando botox no meu braço.

 

Com esse novo tratamento, existe a possibilidade de melhora do quadro em até 80%. Na semana passada tive mais uma sessão de aplicação.

 

É isso, gente. Espero que essas informações sejam úteis. 🙂 E quando verem uma pessoa com a postura torcida ou movimentos involuntários, pensem mais no sofrimento dela antes de achar divertido. Por um mundo melhor e mais humano. Até a próxima. Não esqueça de curtir a minha Fan Page! Beijos!
Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply