Saude

Pausa para conscientizar

Olá, gente. O ano tá acabando, mas antes de acabar eu tenho que falar sobre um assunto muito importante que ficou em foco nesses últimos dois meses: O câncer de mama e o câncer de próstata.

 

Todo ano, o Ministério da Saúde faz duas campanhas especiais para colocar esses assuntos em pauta. É o Outubro Rosa e o Novembro Azul. O foco das campanhas é sempre a conscientização, tanto para a mulher quanto para o homem. E como pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença, hoje eu estou aqui para fortalecer esse discurso e dar um toque para vocês se cuidarem.

 

Outubro Rosa

 

O câncer de mama é uma das maiores causas de morte entre as mulheres brasileiras. Ele se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas e um conjunto de células se forma descontroladamente. É um tipo de câncer que acomete mais mulheres do que homens, com a proporção de 1 para 100. Ou seja, a cada 100 mulheres com o câncer, um homem terá a doença. Em todo o mundo, acontece cerca de 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes por essa doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, estima-se 52.680 novos casos por ano.

 

Por isso é muito importante que nós mulheres façamos o auto-exame do toque e, ao identificar qualquer caroço, mancha ou anomalia, devemos procurar um médico. Além disso, anualmente devemos fazer uma mamografia. Esse é o único exame capaz de detectar tumores minúsculos que no auto-exame podem passar despercebidos. Quanto mais cedo diagnosticado, maiores as chances de cura.

 

Esse ano teve até uma campanha muito emocionante sobre esse assunto. Alguns artistas foram convidados para participar de um ensaio fotográfico para celebrar os 20 anos da campanha “Câncer de Mama no Alvo da Moda” e nem eles esperavam que seriam tão impactados. Vejam só:

 

 

Novembro azul

 

Seguindo o calendário, logo após o Outubro Rosa, vem o Novembro Azul. Um mês importantíssimo para os homens se conscientizarem sobre o câncer de próstata.

 

Depois dos 40 anos, é importante os homens fazerem exames para previnirem essa doença. Menos de 10% desse câncer tem algum componente hereditário. Ou seja, todo mundo está sujeito mesmo que não tenha histórico da doença na família. Então é importante ficar de olho nos sintomas e se cuidar.

 

Se você, homem, tiver com dificuldade na hora de urinar, ou com dor na lombar, problemas com ereção, sangramento na urina, ou se você tá indo mais vezes no banheiro, tudo isso pode ser indício de uma coisa mais séria.

 

Às vezes os homens deixam de se cuidar por motivos e preconceitos bobos. E isso acaba impedindo que eles vivam mais. Deixa disso! O importante é manter a saúde em dia!

 

Concluindo

 

Então é isso pessoal, o mês já está acabando as campanhas também, mas o que não pode acabar é o cuidado com nosso corpo, que é a nossa casa. Por isso, façam sempre os exames preventivos e apóiem essa causa. Esse post é só um toque na consciência de vocês! Até o próximo! 🙂
Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply